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Apresentação

por PPGQ publicado 26/05/2017 20h47, última modificação 28/09/2021 19h06
Visão geral, objetivos e histórico do PPGQ

VISÃO GERAL

O Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da UFPB teve início em agosto do ano de 1986 com o Mestrado em Química. Em 1999, foi criado o curso de Doutorado em Química. Ambos os cursos formam profissionais nas 4 áreas de concentração: Inorgânica, Analítica, Orgânica e Físico-Química. Desde a sua criação foram concluídas 420 dissertações e 212 teses. Atualmente, estão matriculados 37 alunos de mestrado e 88 de doutorado. O PPGQ conta com 32 docentes, sendo 30 permanentes, dos quais 15 são pesquisadores do CNPq.

O PPGQ manteve o conceito 5 na avaliação quadrienal 2013-2016 da CAPES (Mestrado/Doutorado).

Entre as linhas de pesquisa do PPGQ estão: caracterização físico-química de biocombustíveis, biomassa, polímeros e alimentos; desenvolvimento de metodologias analíticas, instrumentação e sistemas automáticos de análise química; petroquímica, combustíveis e lubrificantes; química ambiental; química de coordenação e organometálicos; química de materiais; química inorngânica biológica e biomimética; química medicinal; química quântica computacional; quimiometria; síntese, modelagem e caracterização de compostos orgânicos.

Existem à disposição de alunos e pesquisadores os seguintes equipamentos: Difratômetro de raios-X – Shimadzu; Microscópio de Força Atômica; Analisadores térmicos simultâneo TG/DTA - Shimadzu e TA instruments; Calorímetro Diferencial de Varredura (DSC) – Shimadzu; Cluster de computadores de alta performance com 400 processadores de CPU e 10000 processadores de GPUs; Cluster de computadores totalizando 134 processadores; Cromatógrafo a gás acoplado a espectrômetro de massa – Shimadzu; Cromatógrafo a gás CG-MS – Shimadzu; Cromatógrafo a gás com FID/FID – Agilent; Cromatógrafo a gás com FID/TCD/FPD – Shimadzu CG2014; Cromatógrafo a gás com TCD/FID – Agilent; Cromatógrafo líquido de Alta Eficiência - HPLC (DAD e FLU) – DIONEX; Cromatógrafos a gás com FID – Shimadzu; Cromatógrafos de íons – IC 900 DIONEX; Cromatógrafos líquidos de alta eficiência - HPLC – Shimadzu;  6 Potenciostatos/Potenciômetros; Leitor de placas ELISA; Liofilizador; Microcentrífuga refrigerada; Ressonância Magnética Nuclear - 60MHz – Anasazi-Varian; Ressonância Magnética Nuclear - 90MHz – Anasazi-Varian; Espectrofotômetro na região do UV-VIS com acessório para reflectância difusa – Shimadzu; Espectrofluorímetro Cary Eclipse – Agilent; Espectrofluorímetro Fluorlog3 – Horiba/Jobin Yvon; Espectrofotômetro de Absorção Atômica – Shimadzu; Espectrofotômetro de Absorção Atômica forno de grafite – Shimadzu; Espectrofotômetro de Absorção Atômica GBC 900; Espectrofotômetro de infravermelho a vácuo; Espectrofotômetro de infravermelho nas regiões FAR e MID – Shimadzu; Espectrofotômetro micro-Raman; Espectrofotômetro no Infravermelho para diesel - IROX DIESEL - Grabner Instruments; Espectrofotômetro no Infravermelho para gasolina - GS1000 – Petrospec; Espectrofotômetro UV-vis Micronal B3422I; Espectrofotômetro UV-vis Shimadzu UV1800; Espectrofotômetro UV-vis-NIR – Avantes; Espectrofotômetro UV-Vis-NIR com acessório para reflectância difusa – Shimadzu; Espectrofotômetros (2) UV-VIS Cary 60 Agilent; Espectrofotômetros UV-vis diode array HP (2): 8452A (LEQA) e 8453; Espectrômetro de fluorescência de raios X por energia dispersiva, EDXRF -Shimadzu; Espectrômetro FT NIR- Perkin Elmer GX; Espectrômetro FTIR-AIT – Analect Diamond 20; Espectrômetro FT-NIR – Applied Instruments Technologies; Espectrômetro Infravemelho – Shimadzu; Câmara de germinação com fotoperíodo – SOLAB; Estações de trabalho para cálculos contendo 4, 8 e 16 processadores do tipo CPU e GPUs; Estações de trabalho para cálculos contendo 8 e 16 processadores do tipo CPU; Forno digestor de amostras por micro-ondas Mars Xpress CEM; Fotômetro de chama Digimed NK 2004; Fotorreator Catalítico; Incubadoras microbiológicas – Tecnal; Medidor de área superficial por adsorção de N2; Micro Resíduo de Carbono; Rancimat; Reator Catalítico para gases; Reator Catalítico tipo Parr; Reator Hidrotermal de micro-ondas; Reator para Demanda Química de Oxigênio; Reator Parr; 02 Reatores de microondas; Spin Coater; Espectrômetro de emissão atômica com plasma por micro-ondas (MP-AES) - Agilen.

 

OBJETIVOS DO PPGQ

O PPGQ/UFPB tem por finalidade a formação de recursos humanos na área de Química, em níveis de Mestrado e Doutorado, dando condições destes atuarem em Instituições de Ensino Superior, Centros de Pesquisa, Indústrias e Escolas de Ensino Médio. A formação desses profissionais é garantida pelo elenco de disciplinas oferecidas, pela qualidade, diversidade e contemporaneidade das pesquisas desenvolvidas, que tem levado a um crescente número de publicações em periódicos de qualidade, por parte do corpo docente credenciado no Programa, destacando sempre a participação dos discentes orientados.

O PPGQ/UFPB também visa a formação de recursos humanos qualificados, que possuam domínio e aprofundamento de conhecimento em Química e áreas afins, demonstrado através da qualidade das Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado. Neste contexto, cada pós-graduando conta com a orientação de um docente pesquisador, que deverá direcioná-lo, não somente na condução de seu trabalho de pesquisa, como também na escolha do elenco de disciplinas a serem cursadas, na redação final da Dissertação ou Tese e, acima de tudo, incentivando o pós-graduando a redigir e publicar os resultados de sua pesquisa em periódicos especializados e de qualidade, a fim de cumprir as exigências do Programa, bem como dos órgãos de fomento.

O PPGQ/UFPB, primando pela qualidade de seus discentes, vêm mantendo intercâmbios científicos com Instituições Internacionais, sendo participante de dois projetos institucionais de internacionalização aprovados do âmbito do Edital CAPES – PrInt. Possui colaborações consolidadas com grupos na Argentina (Universidad Nacional del Sur, Universidad Nacional del Litoral e Universidad Nacional de Rosario), França (Université de Rennes I, Sorbonne Université: Pierre and Marie Curie University - Paris 6, Université de Bordeaux) e Estados Unidos (Duke University School of Medicine). Esses Intercâmbios têm possibilitado a participação de pesquisadores externos ao programa para coorientar, ministrar disciplinas presenciais, minicursos, participar mais efetivamente das pesquisas desenvolvidas pelos pesquisadores do programa, elaborar trabalhos em conjunto para publicação em periódicos especializados, livros e capítulos de livros de qualidade, orientar doutorado sanduíche, podendo ainda ser destacado o intercâmbio de conhecimentos pelos grupos participantes.

Desta forma, espera-se que os mestres e doutores oriundos no PPGQ/UFPB sejam capazes de se colocar em atividades acadêmicas, tais como universidades e institutos de pesquisa, sejam no país ou no exterior. É importante que estes atendam, em especial, a demanda regional criada a partir da expansão dos campi criados recentemente (seja de universidades/institutos federais, estaduais ou privados) e que sejam capazes de nuclear novos grupos de pesquisa, bem como atuar nas pós-graduações nessas instituições. Espera-se também que os egressos do PPGQ/UFPB atuem em posições de destaque em empresas e agências reguladoras de várias localidades do país.

Os objetivos específicos do PPGQ/UFPB, em nível de Mestrado e de Doutorado, podem ser sintetizados a seguir:

  • formar recursos humanos qualificados, para o exercício do magistério superior e da pesquisa na área de Química;
  • incentivar a pesquisa na área de Química, sobretudo com respeito às temáticas contemporâneas, visando uma melhor integração e cooperação entre as Instituições de Ensino Superior Nacionais e Internacionais, os diversos setores da sociedade e a população em geral;
  • produzir e divulgar os conhecimentos na área de Química, buscando sempre periódicos especializados e de qualidade;
  • intensificar a integração entre os cursos de Graduação e de Pós-Graduação, dando oportunidade aos pós-graduandos de iniciarem suas experiências em co-orientação de alunos de Iniciação Científica (bolsistas ou voluntários), sempre sob a supervisão de seu orientador/pesquisador. Este fato beneficia tanto o aluno de graduação, que recebe uma orientação mais direta e intensiva, quanto o pós-graduando, que tem a possibilidade de iniciar suas experiências em orientação;
  • estimular a articulação/integração entre o ensino, a pesquisa e a extensão, divulgando e aplicando os conhecimentos adquiridos nas pesquisas, em disciplinas de graduação e de pós-graduação e, também, colaborando, sempre que possível, em projetos de extensão universitária;
  • fortalecer, através do Estágio de Docência, a melhoria do ensino do Curso de Graduação em Química (modalidades Bacharelado e Licenciatura), com a participação simultânea em sala de aula, do pós-graduando e do docente responsável pela disciplina;
  • estimular a interação com o setor industrial, colocando o pós-graduando em contato com as necessidades das empresas e indústrias, podendo, inclusive, buscar aplicações para a sua pesquisa;
  • apoiar as ações dos docentes e discentes do PPGQ em atividade do ensino médio, como seminários, oficinas, preparação de material didático, atividades de popularização de ciência, entre outras;
  • receber e apoiar recém-doutores bolsistas DCR (Desenvolvimento Científico Regional), PNPD (Programa Nacional de Pós-Doutorado), e PDJ (Pós-doutoramento Júnior) dentre outras modalidades, contando com suas experiências em áreas carentes de docentes/pesquisadores. Estes pesquisadores podem contribuir em co-orientações de discentes, ministrar disciplinas na graduação e desenvolver suas linhas de pesquisas. Dessa forma, estes pesquisadores, assim como o corpo docente e corpo discente do programa de pós-graduação, têm condições de ampliar seus conhecimentos, além de o corpo docente ter a possibilidade de avaliar futuras contratações destes pesquisadores;
  • Incorporar, ao seu quadro de docentes, professores doutores recém contratados pelo departamento, buscando dar a eles, oportunidade de manter uma boa produtividade científica, ou mesmo construir uma carreira acadêmica voltada para a pesquisa. Para tanto, esses novos pesquisadores são incentivados, em um primeiro momento, a orientar dissertações de mestrado, publicando os resultados obtidos. Também é dada prioridade a esses pesquisadores em projetos institucionais, como PROINFRA, Casadinho, PROCAD, PROEQUIPAMENTOS, etc.;
  • incentivar e apoiar os pesquisadores do programa a submeter projetos de Cooperação Internacional. Dessa forma, esses pesquisadores, assim como seus orientandos, viabilizam, através do intercâmbio internacional, a excelência de nosso programa de pós-graduação.

 

HISTÓRICO

O Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal da Paraíba teve início com o curso de mestrado na área de química inorgânica em agosto do ano de 1986. Em 1991 o escopo foi ampliado para incluir as quatro áreas de concentração: Inorgânica, Analítica, Orgânica e Físico-Química. Em 1999 foi criado o curso de doutorado em Química, também nas quatro áreas. Nas últimas duas avaliações da CAPES o Programa tem mantido o conceito 5, apesar de ter passado por grande inovação e reestruturação do seu corpo docente nos últimos dez anos. Atualmente, possui 30 docentes permanentes e 2 colaboradores, dos quais apenas 4 (13%) têm mais de 15 anos de contratação na UFPB. Essa renovação tem levado à necessidade de adequações, com a abertura de novas linhas de pesquisa e revisão das disciplinas. Cabe destacar que, apesar do corpo docente ser bastante novo, o Programa conta com 14 pesquisadores bolsistas de produtividade do CNPq, sendo 5 do nível 1 (1 PQ-1D, 3 PQ-1C e 1 PQ-1A), e tem índice h2 15, compatível com Programas consolidados na avaliação Capes. Do núcleo docente permanente, 50% dos docentes têm pós-doutorado e 68% têm experiência acadêmica formal no exterior (doutorado sanduíche, doutorado completo, pós-doutorado) e/ou experiência sólida de condução de projetos de cooperação internacional. As colaborações internacionais tem contribuído para o enriquecimento da experiência formativa e oportunidades de colaborações dos discentes, tendência que tem crescido com a participação do Programa no PrInt/CAPES. O programa tem recebido e apoiado recém-doutores bolsistas DCR, PRODOC, PROSET e PNPD, que auxiliam em coorientações, de forma que ocorre o compartilhamento do conhecimento adquirido em sua formação acadêmica melhorando a experiência do recém-doutor com consequente melhoria de sua qualificação. O PPGQ/UFPB forma recursos humanos qualificados, com domínio e aprofundamento de conhecimento em Química e áreas afins, com perfil bastante interdisciplinar. A qualidades das 420 Dissertações de Mestrado e 212 Teses de Doutorado é evidenciada pelos altos destaques dos produtos de divulgação, como artigos científicos em periódicos de alto impacto, em congressos e eventos científicos. Nos últimos dez anos o Programa conquistou várias premiações em eventos nacionais e internacionais, artigos em capas de periódicos de alto impacto, publicações com participações de grupos internacionais de alta expressão científica, além do corpo docente ter aprovado vários projetos de pesquisa de grande impacto que convergiram para o melhoramento da infraestrutura de pesquisa.