Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Informações Acadêmicas > Grade Curricular
conteúdo

Grade Curricular

por PPGQ publicado 25/08/2016 02h05, última modificação 01/02/2022 23h08

Clique aqui para ver o planejamento da oferta de disciplinas no período 2022-2023.

Disciplinas Obrigatórias por Área de Concentração

DisciplinaCaracterísticasEmenta Reduzida
Química Inorgânica Avançada CR: 06
CH: 90h
Obrigatória para M/D
Teoria de Grupo e Simetria. Ligações Químicas aplicada a Compostos Inorgânicos, de coordenação e sólidos: Modelo de Ligação de Valencia; Teoria de Campo Cristalino; Teoria de Orbitais Moleculares. Cinética e mecanismos de reações inorgânicas; Organometálicos; Mecanismos de reação em Compostos Organometálicos; Ligação Iônica.
Química Orgânica Avançada CR: 06
CH: 90h
Obrigatória para M/D
Ligação química e estrutura: teorias de ligações covalentes em Química Orgânica; Efeitos estruturais na estabilidade e reatividade. Ácidos e bases em Química Orgânica. Reações de Substituição Nucleofílica Alifática. Reações de adição e eliminação. Reações do grupo carbonila.
Enóis e enolatos. Substituições aromáticas. Reações pericíclicas.
Química Analítica Avançada CR: 06
CH: 90h
Obrigatória para M/D
Equilíbrio químico e Atividade. Equilíbrios homogêneos em meio aquoso: equilíbrio ácido - base, equilíbrio de complexação e equilíbrio redox. Equilíbrios heterogêneos em meio aquoso: equilíbrio de solubilidade, equilíbrio de partição. Equilíbrios químicos em solventes não aquosos. Aplicações.
Química Quântica CR: 06
CH: 90h
Obrigatória para M/D
Equação de Schrödinger Independente do Tempo. Equação de Schrödinger Dependente do Tempo. Teoremas da Mecânica Quântica. Momento Angular. Átomo de Hidrogênio; Solução Exata da Equação de Schrödinger para Átomos Hidrogenóides. Soluções Aproximadas para a Equação de Schrödinger. Átomos Multi-Eletrônicos; Princípio da Exclusão de Pauli; Função de Onda Antissimétrica: determinantes de Slater.

 

Disciplinas Obrigatórias Comuns a todas as Áreas de Concentração

DisciplinaCaracterísticasEmenta Reduzida
Seminários I, II e III
CR: 01
CH: 15h
(cada disciplina)
Seminários I e II: Obrigatória (M)
Seminários I, II e III: Obrigatória (D)
Durante o período do curso, os alunos deverão assistir aos seminários programados pelo curso e apresentar um seminário. O aluno do curso de mestrado deverá apresentar, na disciplina Seminários II, um seminário relativo ao projeto de pesquisa que ele pretende desenvolver durante o curso.
Seminário Geral
CR: 02
CH: 30h
Obrigatória (D)
Até o quarto semestre, o aluno de doutorado deverá apresentar na disciplina Seminário Geral, uma monografia e um seminário sobre um tema relacionado à sua tese, envolvendo aspectos teóricos e revisão bibliográfica.
Elaboração de Publicação Técnico-Científica I
CR: 02
CH: 30h
Obrigatória (M)
Consiste na elaboração de artigo ou capítulo de livro ou patente pelo aluno, sob supervisão direta do orientador (que será o professor responsável pela disciplina). No final da disciplina, a publicação deverá estar formatada para submissão.
Elaboração de Publicação Técnico-Científica II
CR: 02
CH: 30h
Obrigatória (D)
Consiste na elaboração de artigo ou patente oriundo (a) da tese pelo aluno, sob supervisão direta do orientador (que será o professor responsável pela disciplina). No final da disciplina, o artigo deverá ser submetido a uma revista indexada com corpo editorial qualificado, com QUALIS/Química extratos A ou B ou com fator de impacto superior ou igual, no momento da solicitação de defesa, a 1,0. No caso de patente, deverá ser apresentado o número definitivo de depósito em órgão nacional ou internacional.
Estágios de Docência I e II
O Estágio de Docência será desenvolvido sob a responsabilidade de um professor do Departamento de Química. O aluno de pós-graduação somente poderá exercer a atividade de estagiário por um semestre letivo, no caso de aluno de mestrado (Estágio de Docência I) e, por dois semestres letivos, em se tratando de aluno de doutorado (Estágio de Docência II). A carga horária atribuída ao estagiário não poderá ultrapassar 2 horas semanais.

 

Disciplinas Optativas Comuns a todas as Áreas de Concentração

DisciplinaEmenta Reduzida
Análise Orgânica
Espectroscopia no infravermelho. Espectroscopia de ressonância magnética nuclear uni e bidimensional. Espectrometria de massas. Utilização conjunta das diversas técnicas.
Biofotônica
Biofotônica, Conceitos básicos e estado-da-arte; Química básica em células e tecidos; Fundamentos da interação da luz com a matéria; Lasers e óptica não linear; Bioimagem: Fundamentos da microscopia óptica, abertura numérica e resolução, microscopia de fluorescência, microscopia confocal, microscopias multifóton, FRET, FLIM, FCS, SHG, THG, SFG CARS e SRS.
Catálise Inorgânica
Conceitos Gerais em Catálise. Sistemas Catalíticos. Propriedades dos Catalisadores Sólidos. Síntese e Preparação dos Catalisadores. Caracterização de Catalisadores. Testes de Avaliação Catalítica.
Cromatografia
Fundamentação Teórica; Instrumentação, Estado-da-Arte e Tendências da Cromatografia Líquida de Alta Eficiência; Cromatografia Gasosa; Eletroforese Capilar e Eletrocromatografia Capilar; Cromatografia e Extração em Fluido Supercrítico; Cromatografia Multimodal; Acoplamento da Cromatografia com outras Técnicas Instrumentais (Hifenação); Cromatografia Unificada.
Espectroscopia Aplicada a Compostos de Coordenação
Espectroscopia eletrônica: Átomos Multieletrônicos e a Aproximação do Campo Central; Configurações Eletrônicas e Termos Espectroscópicos; Desdobramento dos Termos Espectroscópicos; Acoplamento spin-órbita; Construção dos Diagramas de Correlação; Regras de seleção; Intensidades das Bandas; Acoplamento Vibrônico; Dicroísmo e Espectroscopia de Emissão. Espectroscopia Vibracional de Compostos Inorgânicos: Espectroscopia Raman e infravermelho; Regras de seleção. Métodos espectroscópicos correlatos.
Espectroscopia Molecular
Revisão da Teoria Quântica. Natureza da Radiação Eletromagnética: Descrição Clássica da Radiação Eletromagnética; Descrição Quântica da Radiação Eletromagnética. Teoria da Espectroscopia: Teoria de Perturbação Dependente do Tempo; Solução de Primeira Ordem da Equação de Schrődinger Dependente do Tempo; Transições Espectroscópicas; Regras de Seleção; Intensidades de Transição. Espectroscopia Rotacional. Espectroscopia Vibracional. Espectroscopia Atômica. Espectroscopia Eletrônica de Moléculas. Espectroscopia Fotoeletrônica. Espectroscopia de Ressonância Magnética Nuclear e Eletrônica. Processos Multifótons.
Estudo Teórico de Reações Orgânicas
Breve Revisão de Química Quântica. Principais Métodos Computacionais em Química Quântica. Exemplos Estudados: Barreiras de Rotação; Reação de Inversão da Amônia; Reação de Adição a Alcenos e a Dienos Conjugados; Reação de Ciclo-Adição; Reação Sigmatrópica [3,3] e Reação de Eliminação.
Linguagem de Programação para Química
Histórico e tipos de linguagens de programação. Elaboração de Algoritmos. Introdução à Linguagem de programação: Tipos de dados, constantes e variáveis; Controlando o fluxo de dados; Repetindo partes do programa; Vetores e matrizes; Alocação dinâmica de memória; Procedimentos, subprogramas e funções; Input e output; Arquivos externos. Interface com outras linguagens. Depuração de códigos. Elementos de Programação Paralela. Bibliotecas de cálculo numérico e álgebra linear. Aplicações em química.
Macromoléculas, Coloides e interfaces
Introdução aos sistemas coloidais. Propriedades interfaciais. Estabilidade e interação. Colóides associativos e macromoléculas. Caracterização.
Mecanismos de Reações Orgânicas
Estudo dirigido sobre como fazer propostas de mecanismos para as reações orgânicas, incluindo estruturas de estados de transições. Discussão dos principais mecanismos de reação: SN1, SN2, E1, E2, E1cb, AdE, SEA, SNA, AdC=O, SN acílica, Enóis, Enolatos, Ada,b conjugados, Anelações, Rearranjos iônicos e Reações Pericíclicas. Apresentação de técnicas para caracterização de Intermediários de Reação. Estudo cinético isotópico, estudo da Hammett, de Taft e uso de Espectrometria de massas por ionização de spray de elétrons (ESI-MS) nas determinações das etapas lentas das propostas mecanísticas.
Métodos Automáticos de Análise
Estado-da-Arte e Tendências dos Métodos Automáticos de Análise Química: Classificação, Componentes Básicos, Instrumentação, Modalidades e Técnicas de Detecção Espectroanalíticas, Eletroanalíticas e Termoanalíticas.
Métodos Computacionais em Química I
Mecânica Quântica, Método de Hartree-Fock-Roothaan; Teoria do Orbital Molecular; Construção dos Conjuntos de Base; Métodos Correlacionados; Teoria do Funcional da Densidade.
Métodos Computacionais em Química II
Conceitos Iniciais; Mecânica Molecular; Campos de Força; Métodos Semi-Empíricos; Método Hückel; Aproximação ZDO; Métodos CNDO, INDO e NDDO; Métodos Atuais.
Métodos Cromatográficos e de Separação
Fundamentação Teórica, Instrumentação, Estado-da-Arte e Tendências da Cromatografia Líquida de Alta Eficiência; Cromatografia Gasosa; Eletroforese Capilar e Eletrocromatografia Capilar; Cromatografia e Extração em Fluido Supercrítico; Cromatografia Multimodal; Acoplamento da Cromatografia com outras Técnicas Instrumentais (Hifenação); Cromatografia Unificada.
Métodos de Simulação Molecular
Introdução, Estado da arte em simulação molecular, Potenciais em simulação molecular, Campos de força, Potenciais híbridos (QM/MM), Potenciais quânticos, Método de Monte Carlo, Dinâmica molecular, Programas de simulação molecular, Aplicações em química, bioquímica e ciência dos materiais.
Métodos Eletroanalíticos
Conceitos Fundamentais da Eletroquímica. Princípios, Instrumentação, Estado-da-Arte e Tendências de Métodos Eletroanalíticos. Voltametria Cíclica e Técnicas Voltamétricas de Pulso, Cronocoulometria e Técnicas de Redissolução. Potenciometria. Sensores Eletroquímicos.
Métodos Espectroanalíticos
Princípios Teóricos, Instrumentação, Estado-da-Arte e Tendências da Espectrometria Atômica Óptica: Absorção, Fluorescência e Emissão; Espectrometria Molecular Eletrônica: Absorção e Luminescência Molecular (Fluorescência, Fosforescência e Quimiluminescência).
Preparo de Amostras em Química Analítica
Sequência Analítica. Amostragem e preservação da amostra. Moagem. Métodos convencionais de preparo de amostras. Radiação micro-ondas: conceitos e aplicações a amostras orgânicas e inorgânicas. Extração e pré-concentração. Uso de radiação UV. Análise direta de sólidos e suspensões. Automação no preparo de amostras. Preparo de amostras para especiação química.
Química Ambiental
Introdução à Química Ambiental. Ciclos Biogeoquímicos. Química da Água e Conceitos de Poluição ou Principais Problemas Ambientais. Química da Atmosfera e Conceitos de Poluição ou Principais Problemas Ambientais. Química do Solo e Conceitos de Poluição ou Principais Problemas Ambientais.
Química Bioinorgânica
Elementos essenciais, ocorrência e papéis biológicos; metais e ligantes de ocorrência naturais; proteínas, enzimas e cofatores; metais como comunicadores celulares na biologia; evolução e homeostase. Métodos físicos em bioinorgânica. Captação, Transporte e Armazenamento de metais em sistemas biológicos. Sistemas não-redox. Sistemas redox. Sistemas Biomiméticos. Sistemas metálicos exógenos. Química Inorgânica Medicinal.
Química dos Materiais
Estrutura Cristalina: Estruturas Metálicas; Estruturas Cerâmicas; Polímeros; Estruturas de Semi-Condutores; Posições, Direções e Planos nas Redes Cristalinas. Defeitos em Sólidos. Defeitos pontuais iônicos: defeitos intrínsecos e extrínsecos; notação de Kroger-Vink; Considerações Termodinâmicas; Considerações Cinéticas; Reação Química de Defeitos. Defeitos pontuais eletrônicos: nível de Fermi; efeito dos dopantes. Associação e precipitação de defeitos. Estado-da-Arte e Tendências.
Quimiometria I: Planejamento e Otimização
Estatística Básica. Métodos de Otimização Experimental: Planejamento Fatorial de dois Níveis e Fracionários, Modelagem por Mínimos Quadrados e Modelagem de Misturas. Metodologia de Superfície de Respostas, Otimização Simplex. Métodos Modernos de Otimização Experimental.
Quimiometria II: Técnicas de Reconhecimento de Padrões
Introdução: Definições e Terminologia. Análise Exploratória: Análise de Componentes Principais e Análise de Agrupamentos Hierárquica. Classificação: K-Vizinhos mais Próximos, SIMCA.
Quimiometria III: Calibração Multivariada Calibração Multivariada: Regressão Linear Múltipla, Regressão em Componentes Principais, Regressão em Mínimos Quadrados Parciais. Aplicações. Estado-da-Arte e Tendências.
Síntese Orgânica
Introdução à filosofia e prática da Química Orgânica Sintética. Princípios básicos: Abordagem de desconexões. Sintons e reagentes. Análise retro-sintética. Principais transformações de grupos funcionais. Grupos protetores em síntese. Métodos de formação de ligações carbono-carbono. Síntese total de produtos naturais com elevada complexidade molecular.
Técnicas de Caracterização em Sólidos
Difração de Raios-X: Fundamentos; Aplicações. Fluorescência de Raios-X: Fundamentos; Aplicações. Técnicas de microscopia-Fundamentos e Aplicações: Microscopia Eletrônica de Varredura; Microscopia eletrônica de transmissão; microscopia de força atômica. Área Superficial por Adsorção de Nitrogênio–Fundamentos e Aplicações: Isotermas de Langmuir; Isotermas BET; Determinação da Porosidade.
Teoria e Interpretação de Espectros
Teoria e caracterização de substâncias orgânicas usando métodos espectroscópicos de Ultra-Violeta / Visível(UV), Infravermelho(IV), Ressonância Magnética Nuclear(RMN 1H e 13C) e Espectrometria de Massa). Identificação de compostos orgânicos usando os métodos espectroscópicos de análise combinados.
Termodinâmica Estatística
Conceitos de termodinâmica estatística: Ensamble; Médias temporais e média sobre o ensemble; Distribuições estatísticas mais importantes; Estatísticas de Boltzman, Fermi-Dirac e Bose-Einstein; Funções de partição. Conexão com a termodinâmica clássica: Energia, calor e trabalho; Pressão, temperatura e volume; Entropia; Potenciais termodinâmicos; 1ª, 2ª e 3ª leis da termodinâmica; Equilíbrio químico; Cinética e dinâmica química. Função de partição molecular; Cálculos de termodinâmica estatística em sistemas químicos: Moléculas em geral; Biomoléculas; Sólidos e cristais; Líquidos.
Comunicação em Ciências da Natureza - Química A disciplina está estruturada nos preceitos da comunicação científica ser um instrumento mediador para os processos de Ensino e Aprendizagem e nas ações de circulação nos domínios sociais da comunicação, adquirindo em cada domínio seus aspectos tipológicos e suas capacidades de linguagem dominantes.
Elementos e Estratégias para a Educação sobre Química A disciplina está estruturada em três eixos básicos que se interligam, e são sustentados por um grupo de fundamentos básicos, tais como a natureza da ciência, teorias implícitas, concepções alternativas e problemas/problematizações, articulando-se com a necessidade de considerar na sala de aula de Química da Escola Básica os conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais, para finalmente conceber a aplicação de estratégias e abordagens inovadoras para o ensino sobre Química.
Metodologia do Ensino Superior de Química
A disciplina está estruturada em quatro eixos principais, que se interligam, iniciando com a introdução aos estudos socioculturais baseados nas ideias de Vigotski e complementados pelos estudos de linguagem sobre gêneros discursivos científicos sustentados pela proposta de Bakhtin.

 

Disciplinas da Grade Curricular 39/2007 - Antiga

DisciplinaCaracterísticasEmenta Reduzida
Química Inorgânica

CR: 04
CH: 60h
Obrigatória para
M/D

Teoria de Grupo e Simetria. Ligações Químicas aplicada a Compostos Inorgânicos, de coordenação e sólidos: Modelo de Ligação de Valencia; Teoria de Campo Cristalino; Teoria de Orbitais Moleculares.

Todas possuem CH: 60h e CR: 04